Metodologias de prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes fazem parte do projeto, realizado por meio de parceria entre UNODC Brasil, Ministério da Justiça e PNUD

Recife, 2 de dezembro de 2025 — A implementação e expansão do Programa CRIA – Prevenção e Cidadania foi objeto de um Apoio de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) do Recife (PE).

O Programa CRIA propõe uma estratégia nacional de prevenção do uso e uso problemático de álcool e outras drogas, da violência e criminalidade no contexto da política sobre drogas, para crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis. A política do CRIA está estruturada em três eixos principais: Prevenção na Infância e Adolescência; Proteção em Contextos de Risco; e Territórios em Ação.

Dentre as metodologias de prevenção que compõem o Programa, o projeto PIPA – Territórios Preventivos — versão brasileira da iniciativa global CH.AM.P.S. (Serviços de Prevenção Ampliada para e com Crianças e Adolescentes) do UNODC, atualmente presente em dez países — começou a ser implementado em setembro no bairro do Ibura, uma região vulnerabilizada da capital pernambucana, inaugurando a primeira fase de implementação.

Executada pelo Núcleo de Prevenção e Proteção de Crianças e Adolescentes no Campo de Drogas e Violências (NUPPi) do UNODC Brasil, a metodologia PIPA — que compõe o eixo ‘Territórios em Ação’ do Programa CRIA — concentra uma série de ações e estratégias para avançar estruturas de prevenção, levando em consideração especificidades regionais e construídas com base em intensa participação social.

Em novembro, o projeto NUPPi ofereceu ao Comitê Territorial do Ibura (atualmente composto por mais de 30 representantes governamentais, da sociedade civil e coletivos locais) uma formação de 12 horas-aula sobre as ‘Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas’, elaboradas conjuntamente pelo UNODC e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o Comitê também recebeu um treinamento sobre a ferramenta Revisão de Sistemas de Prevenção (RePS — Review of Prevention Systems), elaborada pelo UNODC, e utilizada para a realização do mapeamento de programas locais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Além do PIPA – Territórios Preventivos, o Programa CRIA engloba outras quatro metodologias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas: Elos – Construindo Coletivos;  #Tamojunto; Famílias Fortes; e  Comunidades que Cuidam (CQC).

Mandato Internacional — O UNODC atua na prevenção do uso de drogas apoiando países a desenvolver políticas e programas baseados em evidências, alinhados às três Convenções  Internacionais de Drogas (196119711988). As Diretrizes/Normas Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas, elaboradas pelo UNODC em parceria com a OMS, organizam intervenções eficazes para família, escola, comunidade e outros contextos, com foco em proteção de crianças e adolescentes, fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades de vida, em lugar de ações pontuais ou apenas informativas. Com base nesse marco normativo, o UNODC oferece cooperação técnica a governos — inclusive no Brasil — para planejar, implementar e avaliar políticas nacionais de prevenção integradas, articulando diferentes níveis de governo e sociedade civil para reduzir vulnerabilidades e prevenir o uso problemático de drogas.

Sobre o NUPPI  O Núcleo de Prevenção e Proteção de Crianças e Adolescentes no Campo de Drogas e Violências (NUPPi) tem como objetivo subsidiar, estruturar, coordenar e fortalecer ações de prevenção e proteção integral voltadas a crianças e adolescentes, em contextos de vulnerabilidade no campo álcool, outras drogas e violências. O projeto é resultado de uma parceria estratégica UNODC Brasil, Senad/MJSP e PNUD Brasil, e está alinhado às Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas, com objetivo de articular políticas públicas baseadas em evidências, promovendo a integração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil.

Sobre o Programa CRIA – Iniciativa do governo federal, o programa propõe uma estratégia nacional de prevenção do uso e uso problemático de álcool e outras drogas, da violência e criminalidade no contexto da política sobre drogas, para crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis. A política do CRIA está estruturada em três eixos principais: Prevenção na Infância e Adolescência; Proteção em Contextos de Risco; e Territórios em Ação.

Data de publicação: 5/12/2025

Compartilhe esta Notícia: