Currículos de Prevenção
As formações nos Currículos de Prevenção têm como objetivo capacitar profissionais, gestores, coordenadores e líderes comunitários para implementar e promover ações de prevenção eficazes ao uso de álcool e outras drogas. São cursos voltados para tomadores de decisão, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais e outros agentes envolvidos em políticas públicas e ações de prevenção.
Apresentamos duas abordagens principais:
- EUPC Brasil: Adaptado do Currículo Europeu de Prevenção, este curso é voltado para capacitar formadores e multiplicadores, com módulos que abordam desde a introdução à prevenção até a formação de novos instrutores. Ele proporciona uma formação completa, com foco em estratégias de prevenção baseadas em evidências científicas.
- Currículo Universal de Prevenção (UPC): Este currículo inclui treinamentos específicos para coordenadores e implementadores. A série de coordenadores oferece uma formação aprofundada em prevenção, enquanto a série de implementadores é focada na prática, abrangendo a atuação em diferentes contextos, como família, escola e comunidade.
Essas formações oferecem uma base sólida para a implementação de políticas públicas eficazes, fortalecendo a capacidade local de atuar na prevenção ao uso de substâncias.
Curso de formação destinado a capacitar tomadores de decisão, formadores de opinião e formuladores de políticas públicas na área de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, com base em evidências científicas.
O UPC tem suas bases nas Diretrizes Internacionais sobre Prevenção ao Uso de Drogas, desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em 2013.
Diretrizes Internacionais
Este curso foi desenvolvido com base nas Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas, elaboradas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). As Diretrizes oferecem um conjunto de princípios e estratégias para a implementação de programas de prevenção ao uso de substâncias, baseados em evidências científicas e melhores práticas internacionais. A formação aborda conceitos fundamentais e as principais evidências sobre a prevenção do uso de drogas, visando capacitar profissionais e formuladores de políticas públicas a planejar e implementar estratégias de prevenção eficazes.
A relevância dessa formação se dá pela necessidade de integrar abordagens baseadas na ciência e em evidências sólidas nas políticas públicas e práticas de prevenção no Brasil. Ao adotar as Diretrizes Internacionais, você estará melhor preparado para atuar de forma eficiente, utilizando estratégias comprovadas que podem reduzir o impacto do uso de substâncias na sociedade.
Objetivos Gerais:
- Capacitar profissionais e formuladores de políticas públicas para a aplicação das Diretrizes Internacionais sobre Prevenção ao Uso de Drogas na criação e implementação de ações de prevenção.
- Promover a integração de abordagens baseadas em evidências científicas e melhores práticas internacionais nas políticas públicas de prevenção ao uso de substâncias no Brasil.
Objetivos Específicos:
- Apresentar as Diretrizes Internacionais sobre Prevenção ao Uso de Drogas elaboradas pelo UNODC, com ênfase nas principais estratégias e princípios para a implementação de programas de prevenção.
- Fornecer informações sobre os conceitos fundamentais e as evidências científicas relacionadas à prevenção do uso de drogas.
- Discutir a aplicação prática das Diretrizes na formulação de políticas públicas e no planejamento de programas de prevenção ao uso de substâncias.
- Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre as melhores práticas internacionais em prevenção ao uso de drogas, adaptáveis ao contexto brasileiro.
- Capacitar os profissionais a planejar e implementar estratégias de prevenção eficazes, baseadas em modelos comprovados e em evidências.
Carga Horária
Tempo estimado para conclusão: 1 hora (navegação pelos slides interativos).
Público-Alvo
Este curso é direcionado a gestoras e gestores, formuladoras e formuladores de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal, que atuam na área de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
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Metodologias
Os cursos de formação para as metodologias #TamoJunto e Elos – Construindo Coletivos foram desenvolvidos para apoiar educadores e gestores escolares na promoção de ambientes escolares mais saudáveis, colaborativos e inclusivos. Essas formações complementares oferecem ferramentas práticas e teóricas que fortalecem a implementação de estratégias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de incentivar o desenvolvimento socioemocional e o engajamento de famílias e comunidades no processo educativo.
Cada curso aborda conteúdos específicos voltados para o público-alvo e as necessidades particulares de cada metodologia, promovendo o aperfeiçoamento profissional e a integração entre os diferentes atores da comunidade escolar. Por meio de dinâmicas, técnicas de comunicação não violenta e propostas adaptadas às realidades locais, os participantes são capacitados a criar soluções criativas e eficazes para os desafios do cotidiano escolar.
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Com uma abordagem prática e centrada nas necessidades dos adolescentes, o curso visa facilitar a implementação do programa, promovendo melhores resultados e impactos positivos no desenvolvimento socioemocional dos jovens participantes.
A formação aborda dinâmicas de sala de aula, organização institucional e relações com as famílias, propondo soluções simples e adequadas às realidades locais. Com exemplos práticos e sugestões ilustrativas, o curso visa capacitar educadores e gestores escolares a aplicar os princípios da metodologia de forma eficaz em seus contextos específicos.
Socioeducativo
Capacitação de Profissionais do Sistema Socioeducativo e Sistemas afins
Uma das ações que compõem o rol de atividades da SENAD é a capacitação de profissionais para o atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade agravada em territórios identificados pelos índices de violência letal e aqueles vinculados ou que tiveram a passagem pelo sistema socioeducativo. O foco desta capacitação é o manejo em álcool e outras drogas na perspectiva da redução de danos, saúde mental e habilidades laborais. A capacitação será ofertada as profissionais que atuam no sistema socioeducativo ou em sistemas correlacionados (de Justiça, de Saúde, de Assistência Social e de Educação), ou em programas governamentais específicos. O curso será desenvolvido e ofertado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e terá início em novembro de 2025, com a oferta de 2 mil vagas. Será ministrado na forma de educação a distância para todo o país, e com atividades presenciais para aqueles que residem nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador.
Conselheiros Tutelares
Capacitação de Conselheiros Tutelares
Em 2024, a SENAD investiu, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no desenvolvimento do curso Fortalecimento da Atuação dos Conselheiros Tutelares e Lideranças Comunitárias na Política Sobre Drogas, que visa a qualificação voltada para conselheiros tutelares e demais profissionais do SISNAD (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) que trabalhem com crianças e adolescentes. O curso apresenta por meio da abordagem psicossocial atravessada pelas interseccionalidades uma visão histórica sobre o surgimento das drogas; analisa os contextos socioculturais do uso de substâncias psicoativas; e discute a Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, com foco nas práticas de cuidado em saúde e proteção social e coloca no centro da sua proposta a infância a adolescência.
Tendo como base as evidências científicas e proporcionando aos interessados perspectivas críticas a respeito do papel do Estado e das diferentes alternativas e questões colocadas contemporaneamente a respeito do tema, o curso trabalha aspectos para aprimorar a atuação na rede de proteção social, promover uma abordagem intersetorial, e disseminar boas práticas e políticas públicas.
Na primeira edição, foram ofertadas de forma gratuita 5000 vagas na modalidade de Educação a Distância (EAD). As aulas iniciaram em setembro de 2024 e tiveram duração de 2 mês, com a carga horário de 40 horas. Os participantes que concluíram as atividades e avaliações previstas receberam um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Módulos
- História das “drogas”, contextos de uso e abordagem psicossocial
- Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas: práticas de cuidado em saúde e proteção social
- O Conselho Tutelar e a Política sobre Drogas para a Infância e Adolescência
Em 2025, a SENAD planeja ampliar o curso com a inclusão de conteúdos sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes e ofertar a formação para 6.400 conselheiros e outros profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes. Como estratégia de sustentabilidade, a SENAD está articulando com a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (SNDCA/MDHC) a inclusão do curso na plataforma da Escola dos Conselheiros Tutelares.
