Currículos de Prevenção

As formações nos Currículos de Prevenção têm como objetivo capacitar profissionais, gestores, coordenadores e líderes comunitários para implementar e promover ações de prevenção eficazes ao uso de álcool e outras drogas. São cursos voltados para tomadores de decisão, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais e outros agentes envolvidos em políticas públicas e ações de prevenção.

Apresentamos duas abordagens principais:

  • EUPC Brasil: Adaptado do Currículo Europeu de Prevenção, este curso é voltado para capacitar formadores e multiplicadores, com módulos que abordam desde a introdução à prevenção até a formação de novos instrutores. Ele proporciona uma formação completa, com foco em estratégias de prevenção baseadas em evidências científicas.
  • Currículo Universal de Prevenção (UPC): Este currículo inclui treinamentos específicos para coordenadores e implementadores. A série de coordenadores oferece uma formação aprofundada em prevenção, enquanto a série de implementadores é focada na prática, abrangendo a atuação em diferentes contextos, como família, escola e comunidade.

Essas formações oferecem uma base sólida para a implementação de políticas públicas eficazes, fortalecendo a capacidade local de atuar na prevenção ao uso de substâncias.

Saiba mais sobre os cursos!

Diretrizes Internacionais

Este curso foi desenvolvido com base nas Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas, elaboradas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). As Diretrizes oferecem um conjunto de princípios e estratégias para a implementação de programas de prevenção ao uso de substâncias, baseados em evidências científicas e melhores práticas internacionais. A formação aborda conceitos fundamentais e as principais evidências sobre a prevenção do uso de drogas, visando capacitar profissionais e formuladores de políticas públicas a planejar e implementar estratégias de prevenção eficazes.

A relevância dessa formação se dá pela necessidade de integrar abordagens baseadas na ciência e em evidências sólidas nas políticas públicas e práticas de prevenção no Brasil. Ao adotar as Diretrizes Internacionais, você estará melhor preparado para atuar de forma eficiente, utilizando estratégias comprovadas que podem reduzir o impacto do uso de substâncias na sociedade.

Objetivos Gerais:

  1. Capacitar profissionais e formuladores de políticas públicas para a aplicação das Diretrizes Internacionais sobre Prevenção ao Uso de Drogas na criação e implementação de ações de prevenção.
  2. Promover a integração de abordagens baseadas em evidências científicas e melhores práticas internacionais nas políticas públicas de prevenção ao uso de substâncias no Brasil.

Objetivos Específicos:

  1. Apresentar as Diretrizes Internacionais sobre Prevenção ao Uso de Drogas elaboradas pelo UNODC, com ênfase nas principais estratégias e princípios para a implementação de programas de prevenção.
  2. Fornecer informações sobre os conceitos fundamentais e as evidências científicas relacionadas à prevenção do uso de drogas.
  3. Discutir a aplicação prática das Diretrizes na formulação de políticas públicas e no planejamento de programas de prevenção ao uso de substâncias.
  4. Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre as melhores práticas internacionais em prevenção ao uso de drogas, adaptáveis ao contexto brasileiro.
  5. Capacitar os profissionais a planejar e implementar estratégias de prevenção eficazes, baseadas em modelos comprovados e em evidências.

Carga Horária
Tempo estimado para conclusão: 1 hora (navegação pelos slides interativos).

Público-Alvo
Este curso é direcionado a gestoras e gestores, formuladoras e formuladores de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal, que atuam na área de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Não perca a oportunidade de aprimorar suas competências em prevenção! Inscreva-se agora para acessar o conteúdo do curso e fortalecer seu trabalho na implementação de políticas públicas eficazes.

Metodologias

Os cursos de formação para as metodologias #TamoJunto e Elos – Construindo Coletivos foram desenvolvidos para apoiar educadores e gestores escolares na promoção de ambientes escolares mais saudáveis, colaborativos e inclusivos. Essas formações complementares oferecem ferramentas práticas e teóricas que fortalecem a implementação de estratégias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de incentivar o desenvolvimento socioemocional e o engajamento de famílias e comunidades no processo educativo.

Cada curso aborda conteúdos específicos voltados para o público-alvo e as necessidades particulares de cada metodologia, promovendo o aperfeiçoamento profissional e a integração entre os diferentes atores da comunidade escolar. Por meio de dinâmicas, técnicas de comunicação não violenta e propostas adaptadas às realidades locais, os participantes são capacitados a criar soluções criativas e eficazes para os desafios do cotidiano escolar.

Conheça os cursos e dê o primeiro passo na sua trajetória de formação e capacitação. Inscreva-se e transforme a dinâmica educacional em sua escola!

  • Com uma abordagem prática e centrada nas necessidades dos adolescentes, o curso visa facilitar a implementação do programa, promovendo melhores resultados e impactos positivos no desenvolvimento socioemocional dos jovens participantes.

  • A formação aborda dinâmicas de sala de aula, organização institucional e relações com as famílias, propondo soluções simples e adequadas às realidades locais. Com exemplos práticos e sugestões ilustrativas, o curso visa capacitar educadores e gestores escolares a aplicar os princípios da metodologia de forma eficaz em seus contextos específicos.

Socioeducativo

Capacitação de Profissionais do Sistema Socioeducativo e Sistemas afins

Uma das ações que compõem o rol de atividades da SENAD é a capacitação de profissionais para o atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade agravada em territórios identificados pelos índices de violência letal e aqueles vinculados ou que tiveram a passagem pelo sistema socioeducativo. O foco desta capacitação é o manejo em álcool e outras drogas na perspectiva da redução de danos, saúde mental e habilidades laborais. A capacitação será ofertada as profissionais que atuam no sistema socioeducativo ou em sistemas correlacionados (de Justiça, de Saúde, de Assistência Social e de Educação), ou em programas governamentais específicos. O curso será desenvolvido e ofertado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e terá início em novembro de 2025, com a oferta de 2 mil vagas. Será ministrado na forma de educação a distância para todo o país, e com atividades presenciais para aqueles que residem nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

Conselheiros Tutelares

Capacitação de Conselheiros Tutelares

Em 2024, a SENAD investiu, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no desenvolvimento do curso Fortalecimento da Atuação dos Conselheiros Tutelares e Lideranças Comunitárias na Política Sobre Drogas, que visa a qualificação voltada para conselheiros tutelares e demais profissionais do SISNAD (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) que trabalhem com crianças e adolescentes. O curso apresenta por meio da abordagem psicossocial atravessada pelas interseccionalidades uma visão histórica sobre o surgimento das drogas; analisa os contextos socioculturais do uso de substâncias psicoativas; e discute a Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, com foco nas práticas de cuidado em saúde e proteção social e coloca no centro da sua proposta a infância a adolescência.

Tendo como base as evidências científicas e proporcionando aos interessados perspectivas críticas a respeito do papel do Estado e das diferentes alternativas e questões colocadas contemporaneamente a respeito do tema, o curso trabalha aspectos para aprimorar a atuação na rede de proteção social, promover uma abordagem intersetorial, e disseminar boas práticas e políticas públicas.

Na primeira edição, foram ofertadas de forma gratuita 5000 vagas na modalidade de Educação a Distância (EAD). As aulas iniciaram em setembro de 2024 e tiveram duração de 2 mês, com a carga horário de 40 horas. Os participantes que concluíram as atividades e avaliações previstas receberam um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Módulos

  1. História das “drogas”, contextos de uso e abordagem psicossocial
  2. Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas: práticas de cuidado em saúde e proteção social
  3. O Conselho Tutelar e a Política sobre Drogas para a Infância e Adolescência

Em 2025, a SENAD planeja ampliar o curso com a inclusão de conteúdos sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes e ofertar a formação para 6.400 conselheiros e outros profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes. Como estratégia de sustentabilidade, a SENAD está articulando com a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (SNDCA/MDHC) a inclusão do curso na plataforma da Escola dos Conselheiros Tutelares.