Equipe do projeto NUPPi coordenou a realização das atividades, que incluíram reuniões com iniciativas da sociedade civil para integração ao Comitê Territorial do bairro do Ibura
Equipe do projeto NUPPi coordenou a realização das atividades, que incluíram reuniões com iniciativas da sociedade civil para integração ao Comitê Territorial do bairro do Ibura

Recife, 28 de novembro de 2025 — O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou, nos dias 27 e 28 de novembro, no bairro do Ibura, em Recife (PE), uma formação sobre as ‘Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas’, elaboradas conjuntamente pelo UNODC e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A missão técnica foi realizada pela equipe do Núcleo de Prevenção e Proteção de Crianças e Adolescentes no Campo de Drogas e Violências (NUPPi) — um projeto do UNODC realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Além da formação sobre as diretrizes, a missão também promoveu, no dia 26, a capacitação dos membros do Comitê Territorial do Ibura para a realização do mapeamento de programas locais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio da ferramenta Revisão de Sistemas de Prevenção (RePS — Review of Prevention Systems), e realizou reuniões com coletivos interessados em aderir ao Comitê Territorial e à iniciativa PIPA — Territórios Preventivos.
O PIPA – Territórios Preventivos, é a versão brasileira da iniciativa global CH.AM.P.S. — Serviços de Prevenção Ampliada para e com Crianças e Adolescentes do UNODC, atualmente presente em dez países. No Brasil, o projeto faz parte do Programa CRIA — Prevenção e Cidadania,e é executado pelo projeto NUPPi, que coordena as atividades realizadas no Ibura, em parceria com a SENAD.
O treinamento teve carga horária total de 12 horas, tendo recebido a média de 33 pessoas nos dois dias, e foi realizado com apoio técnico da equipe da iniciativa PIPA.
O conteúdo das aulas combinou fundamentação teórica com atividades práticas e vivenciais. Dentre os temas abordados, destacam-se os objetivos da prevenção do uso de drogas, os fatores de risco e de proteção, e a metodologia de elaboração das diretrizes; as evidências de eficácia para intervenções durante a pré-gestação, primeira infância e meia infância; apresentação de estratégias comprovadas para pré-adolescentes (11–14 anos) e adolescentes (15–19 anos); e as características de um sistema de prevenção efetivo, incluindo referências ao Programa CRIA — Prevenção e Cidadania, da SENAD/MJSP.
A formação promoveu exposições dialogadas, dinâmicas participativas, depoimentos e atividades vivenciais, o que favoreceu alta participação e engajamento dos membros do Comitê. Segundo Claireth Cantillo, do UNODC Brasil, “a capacitação teve caráter introdutório e reflexivo, com o objetivo de nivelar o entendimento sobre prevenção baseada em evidências entre representantes de coletivos comunitários, organizações e atores locais”.
Data de publicação: 28/11/2025
