O Que é o #TamoJunto – 3ª Edição?

O #Tamojunto 3ª edição é uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, voltada para adolescentes do Ensino Fundamental II, especialmente na faixa etária de 13 e 14 anos. Aplicada no ambiente escolar, a metodologia combina atividades interativas, formação continuada para professores(as) e oficinas para responsáveis, promovendo uma abordagem integrada entre escola, família e comunidade.

Com 12 aulas temáticas implementadas pelo corpo docente e 3 oficinas com os(as) responsáveis, o programa enfatiza o aprendizado por meio de dinâmicas lúdicas e reflexivas que abordam situações reais vivenciadas pelos(as) adolescentes.

Eixos da Metodologia

  1. Desenvolvimento de Habilidades de Vida
    1. Comunicação eficaz, assertividade, empatia e habilidades interpessoais.
    2. Estratégias para lidar com emoções e situações desafiadoras.
  2. Pensamento Crítico Sobre Crenças Normativas
    1. Reflexão sobre normas sociais e influências culturais, como as da mídia.
  3. Conhecimento Sobre Substâncias Psicoativas
    1. Informação clara e objetiva sobre os riscos e efeitos do uso de drogas.

Objetivos

O #TamoJunto 3ª edição é baseado no Modelo de Influência Social Global, que explora como influências sociais impactam comportamentos. Seu objetivo é:

  • Desenvolver competências que ajudem os(as) adolescentes a resistir a pressões sociais de colegas, ambientes culturais ou da mídia.
  • Fortalecer atitudes positivas e habilidades de tomada de decisão para lidar com desafios do cotidiano.
  • Promover uma visão ampliada de qualidade de vida e bem-estar, reduzindo fatores de risco e fortalecendo fatores de proteção.

Materiais da Metodologia

  • Guia do Componente Escolar
    • Instrumentaliza os(as) professores(as) com fundamentos teóricos, planos detalhados das 12 aulas temáticas e atividades a serem aplicadas.
  • Guia do Componente Comunitário
    • Fornece orientações para as três oficinas temáticas com os(as) responsáveis, realizadas de forma intersetorial entre profissionais da Saúde e Educação.
  • Caderno de Atividades
    • Reúne os exercícios das 12 aulas, além de informações complementares para os(as) estudantes.
  • Cartazes
    • Material interativo que apresenta o percurso das 12 aulas junto aos(às) estudantes.
  • Cartões
    • Cartões informativos com perguntas e respostas que compõem a atividade principal sobre substâncias psicoativas.

Elementos Centrais

  • Habilidades de Vida: Comunicação, assertividade, empatia, e habilidades interpessoais.
  • Pensamento Crítico: Reflexão sobre crenças normativas e influências culturais.
  • Tomada de Decisão e Solução de Problemas: Capacitação para escolhas assertivas e responsáveis.
  • Autopercepção: Fortalecimento da autoestima e do senso de identidade.

Evidências de Impacto

Impactos Educacionais e Comportamentais

19%

Menos relatos de vitimização para bullying
O programa demonstrou efeito protetor contra a violência escolar (Guimarães et al., 2018).

30%

De redução na perpetuação do bullying e no uso de álcool como mediador
Valente et al., 2023; Sanchez et al., 2021.

30%

Menos chances de início do uso de álcool
Avaliações revelam menor prevalência de uso em turmas onde o programa foi aplicado (Sanchez et al., 2021).

Relatos de Adolescentes

  • “Agora todo mundo fala o que pensa. Antes parecia que tínhamos vergonha, mas depois de participar, todos se expressaram. Foi bem legal.”
  • “Aprendemos mais sobre como prevenir e os efeitos das drogas. Agora sabemos como agir no futuro.”
  • “Não foi só sobre drogas, foi sobre qualidade de vida, sobre a gente.”

Descubra como o #TamoJunto – 3ª edição pode transformar sua escola e comunidade, promovendo atitudes positivas e prevenindo o uso de álcool e outras drogas. Acesse os materiais e conheça mais sobre as formações disponíveis!