Cerca de 50 profissionais receberam 20 horas-aula sobre versão brasileira do Currículo Europeu de Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas 

Brasília, 13 de dezembro de 2025 — A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça (Senad/MJSP), realizou, entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025, um curso sobre o Currículo Europeu de Prevenção, adaptado ao contexto brasileiro (EUPC-Brasil). Desenvolvido em formato online, a formação foca em estratégias de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas baseadas em evidências científicas. O curso é voltado a tomadores de decisão, formadores de opinião e formuladores de políticas públicas (TFFs) da área de prevenção. 

A adaptação do Currículo Europeu de Prevenção ao contexto brasileiro é fruto de uma articulação internacional que envolveu a Senad, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), a Sociedade Europeia de Investigação em Prevenção (EUSPR), a Agência da União Europeia sobre Drogas (EUDA) eo programa de cooperação entre a União Europeia e os países da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (COPOLAD). 

Segundo Fabrícia Tavares, coordenadora-geral de Prevenção da Diretoria de Prevenção e Reinserção Social (DPRS) da Senad, “a adaptação do Currículo Europeu de Prevenção ao contexto brasileiro fortalece a capacidade do Estado de formular políticas baseadas em evidências, alinhadas às melhores práticas internacionais e sensíveis às realidades dos territórios”. 

O curso sobre o currículo foi ministrado por Marília Mendes e Sheila Caetano, instrutoras certificadas pela EUDA, e ofertou 50 vagas, distribuídas igualmente entre duas turmas, com carga horária total de 20 horas-aula. A formação da primeira turma ocorreu de 8 a 10 de dezembro e foi destinada a participantes do Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. A formação da segunda turma foi realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, com foco em profissionais do município de São Paulo (SP) vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e à Secretaria Municipal de Educação.  

A formação teve por objetivo capacitar o público-alvo no EUPC-Brasil e na ciência de prevenção baseada em evidências, e dessa forma reduzir os problemas de saúde, sociais e econômicos associados ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Além disso, a formação busca incentivar a aplicação e adoção de abordagens de prevenção modernas e efetivas, que possam ser integradas ao planejamento e às práticas de rotina, bem como na elaboração de políticas públicas municipais, estaduais e federais de prevenção. 

Sobre o Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) — Concebido como ferramenta para a formação de pessoas tomadoras de decisão, formadoras de opinião e formuladoras de políticas (TFFs) locais e regionais na área da prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, o EUPC se baseia nos resultados dos Padrões Europeus para a Prevenção do Uso de Drogas (EDPQS), publicados pela EUDA em 2011. O EUPC tem por objetivo melhorar a qualidade, a efetividade e o alcance das medidas de prevenção. Fora da Europa, o Currículo só é implementado quando se pode garantir que as partes interessadas e cientistas de prevenção de determinado país estejam envolvidos na realização de uma adaptação culturalmente adequada. 

Data de publicação: 13/12/2025

Compartilhe esta Notícia: