Com foco em ciência baseada em evidências e no público jovem, evento reuniu profissionais de todo o país para debater a política sobre drogas

Foto: Divulgação/ASCOM SEJUSP/MS

Com o tema “A Política Pública sobre Drogas na Perspectiva da Ciência e Tecnologias, com Base em Evidências”, o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas  do Mato Grosso do Sul (CEAD-MS), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), abriu oficialmente a XXVII Semana Nacional, Estadual e Municipal de Políticas de Prevenção às Drogas. A cerimônia de abertura, realizada na manhã desta terça-feira (17), reuniu autoridades, especialistas e representantes de instituições de ensino no Bioparque Pantanal.

O evento de abertura contou com a presença da coordenadora-geral de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Domitila Costa Cayres, que apresentou um painel com base no tema do evento: “Apresentamos a importância das evidências científicas para a produção de conhecimento que oriente as políticas públicas sobre drogas. Como representante da Senad, vou apresentar o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), relançado no dia 26 de março de 2025. Trata-se de uma iniciativa relevante do Ministério da Justiça, por meio da Senad, com o objetivo de reunir dados, estudos, pesquisas e evidências que subsidiem a formulação de políticas públicas mais eficazes. A ideia é fortalecer a atuação do Estado não apenas na repressão, mas, sobretudo, na prevenção e na reinserção social”, afirmou.

Dentro da temática do protagonismo juvenil, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo, Carlos Lopes, apresentou o programa ‘Rede Abraço’, desenvolvido desde 2013 em várias frentes, dentre elas o eixo da educação e prevenção. “Hoje, compartilhamos um pouco da nossa experiência no trabalho com crianças, adolescentes e jovens que enfrentam a problemática das drogas. Em especial, destacamos o Centro de Prevenção Comunitária, inaugurado este ano, localizado em um território de alta vulnerabilidade social. O espaço atende crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar, oferecendo acolhimento, atividades e ações preventivas”, disse Carlos, que também é subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado do Espírito Santo.

Data de publicação: 19/06/2025

Compartilhe esta Notícia: