Abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas ocorreu nessa quinta-feira (26), no Palácio da Justiça, e reforçou o fortalecimento comunitário e a inclusão social na construção de políticas sobre drogas no Brasil

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas: prevenção, cidadania e fortalecimento dos territórios

A Semana Nacional de Política sobre Drogas, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Social (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), teve início nessa quinta-feira (26), no Palácio da Justiça, com o evento “Prevenção Ampliada com os Territórios na Política sobre Drogas no Brasil”.

A realização da Semana Nacional de Política sobre Drogas reafirma o compromisso do país com políticas públicas que respeitam os direitos humanos, que reconhecem a diversidade dos territórios e que são guiadas por evidências, escuta ativa e protagonismo social.

Outra perspectiva importante da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é aproximar a política sobre drogas dos interlocutores que historicamente estiveram afastados dessa construção, como os movimentos negros, indígenas, quilombolas, dos povos originários, entre outros.

Durante o evento, foram apresentadas ações concretas do Governo Federal que já estão em curso em todo o país. São elas:

– Cria – Prevenção e Cidadania – Atua no desenvolvimento de habilidades de vida, fortalecimento de vínculos e de experiências de pertencimento nos contextos familiar, escolar e comunitário, prevenção do bullying e violência no ambiente escolar, além de proteção de crianças e adolescentes à exposição à publicidade de bebidas alcoólicas.

– Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais) – Garantem o acesso a direitos e à inclusão social, a integração às redes intersetoriais e a promoção da cidadania para a população em situação de vulnerabilidade social, com demandas relacionadas ao uso de drogas.

– Pronasci Juventude – Ações direcionadas à construção de projetos de vida pelos adolescentes e jovens beneficiários buscando promover a proteção social e a garantia de direitos das juventudes em territórios periféricos impactados pela violência armada. O Rio de Janeiro é o próximo estado a receber o projeto, que terá sua aula inaugural no sábado (28), na arena Dicró, e vai atender jovens do Complexo da Penha, Alemão, Manguinhos e Maré.

Data de publicação: 27/06/2025

Compartilhe esta Notícia: