Saiba como foi a primeira Reunião Ordinária do Comitê Científico CRIA Ciência 

A primeira reunião ordinária do Comitê Científico sobre Prevenção e Cidadania – CRIA Ciência aconteceu no dia 13 de maio de 2025, dando início aos encontros técnicos do grupo, após o evento de lançamento presencial em Brasília. 

A abertura do encontro foi conduzida por Nara Denilse de Araújo, diretora de Prevenção e Reinserção Social (DPRS) da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), que formalizou o início das atividades regulares do comitê. Em sua fala, destacou a importância do grupo para o debate sobre os parâmetros internacionais de prevenção, com vistas à construção de parâmetros nacionais que orientarão as políticas públicas brasileiras na área. 

Flora Lorenzo, coordenadora-geral de prevenção da DPRS, reforçou o papel estratégico do comitê como uma “materialização do compromisso da SENAD com a academia”, especialmente no contexto do Programa CRIA – Prevenção e Cidadania. 

O objetivo central da reunião foi apresentar e discutir os principais parâmetros internacionais das políticas de prevenção. Para isso, o comitê foi dividido em três grupos, responsáveis por analisar e apresentar os seguintes documentos de referência: 

  • Standards of Evidence – Society for Prevention Research (SPR) – 2005/2015 
  • Padrões Europeus para a Prevenção do Uso de Drogas – EUDA 
  • Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas – UNODC 

Após as apresentações, os membros do comitê iniciaram uma reflexão crítica sobre as diretrizes, identificando lacunas e desafios na aplicação desses parâmetros à realidade brasileira.  

A próxima reunião, prevista para junho de 2025, dará continuidade ao trabalho com o início da discussão sobre os indicadores nacionais de prevenção, tomando como base as diretrizes internacionais analisadas nesta primeira etapa.  

Comitê Científico sobre Prevenção e Cidadania — Cria Ciência
Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) com apoio técnico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o comitê está vinculado ao Programa CRIA – Prevenção e Cidadania e tem como missão fortalecer a pesquisa sobre prevenção no Brasil, subsidiando a formulação de políticas públicas com base em evidências.

Data de publicação: 14/05/2025

Compartilhe esta Notícia: