Com a capacitação, o Piauí se prepara para colocar em prática as metodologias Elos e #Tamojunto no calendário escolar, reforçando o compromisso do Estado em construir políticas públicas de prevenção integradas e de longo prazo

Foto: Divulgação ASCOM/PI
Nesta sexta-feira (22), o Piauí encerra a semana de atividades do Programa CRIA – Prevenção e Cidadania, realizada de 18 a 22 de agosto, no Centro de Apoio Pedagógico (CAP), em Teresina. Durante cinco dias, profissionais da saúde e educação de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato participaram de formações nas metodologias Elos e #Tamojunto, voltadas à prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes. A realização foi da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Fiocruz.
A programação iniciou na segunda-feira (18), com a abertura oficial e a oficina territorial, momento dedicado ao mapeamento das potências e desafios dos municípios que serão polos da implantação das metodologias. Em seguida, ao longo da semana, os profissionais foram capacitados para atuar diretamente nas escolas e comunidades.
Para a professora Viviane Faria, superintendente de Ensino da Seduc, a chegada do programa ao Piauí representa um marco para as políticas de prevenção. “Ele é de extrema importância. É uma parceria já exitosa com a Cendfol, uma parceria importante quando falamos no enfrentamento às drogas, principalmente entre os adolescentes, estudantes da Seduc. Então, com a deputada Simone e o nosso secretário Washington Bandeira, fizemos esse termo de cooperação e hoje estamos concretizando essa formação com cinco municípios. Quanto mais ações pudermos levar às escolas, formando os nossos professores para entenderem como tratar essa situação dentro de sala de aula, mais fortalecemos esse trabalho preventivo”, destacou.
Data de publicação: 22/08/2025