Baseada em evidências científicas internacionais e adaptada à realidade brasileira, a metodologia apoia pais e responsáveis no cuidado e na convivência com crianças de 10 a 14 anos

Foto: Ailton de Freitas/MJSP
Brasília, 16 de outubro de 2025 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou a terceira edição da Metodologia Famílias Fortes, conteúdo voltado à prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes. A iniciativa compõe uma série de entregas da Estratégia Crescer em Paz, apresentada durante evento no Palácio da Justiça, nesta quarta-feira (15).
O programa é resultado de uma parceria entre o MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por meio do Projeto NUPPi. A estratégia tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares por meio do desenvolvimento de habilidades parentais, sociais e emocionais.
“O Governo do Brasil atua em ações de prevenção. A Metodologia Famílias Fortes é parte do Programa Cria: Prevenção e Cidadania, cujo objetivo é fomentar políticas para reduzir fatores de risco relacionados à violência, à saúde mental e ao uso de drogas. Nosso objetivo é que, até o fim do próximo ano, mais de três mil famílias sejam beneficiadas em, pelo menos, 27 municípios”, explicou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Baseado em uma metodologia desenvolvida pela Oxford Brookes University, o programa Famílias Fortes possui evidências científicas internacionais e foi cuidadosamente adaptado à realidade brasileira. A iniciativa apoia pais e responsáveis no cuidado e na convivência com crianças de 10 a 14 anos, visando a criação de ambientes protetivos que reduzam fatores de risco e ampliem os fatores de proteção diante de desfechos como problemas de saúde mental, violência e uso de álcool e outras drogas.
Adaptação audiovisual reflete a realidade brasileira
A nova edição da Metodologia Famílias Fortes apresenta uma produção audiovisual pensada para que as famílias se reconheçam nas situações retratadas. Os vídeos são uma adaptação dos materiais originais desenvolvidos pela universidade inglesa, com o objetivo de refletir a realidade e o contexto das famílias brasileiras. Além disso, a produção busca ampliar a identificação e a compreensão dos conteúdos, apoiando diretamente o trabalho dos profissionais na ponta.
“A adaptação cultural dos vídeos do Programa Famílias Fortes, do UNODC, evidencia a importância de integrar evidências científicas, cultura e cooperação internacional na prevenção ao uso de drogas”, afirmou Elena Abbati, diretora do UNODC no Brasil. “A iniciativa representa um avanço significativo da estratégia Crescer em Paz, lançada este ano pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o UNODC, para proteger crianças e adolescentes da violência, fortalecer programas de prevenção e promover políticas públicas baseadas em evidências”, concluiu.
Pesquisas realizadas com famílias participantes apontam como resultado a redução de até 60% nas práticas parentais negligentes, o aumento de cerca de 10% no uso de práticas educativas saudáveis e de disciplina não violenta, e a redução de 79% na exposição dos adolescentes à embriaguez parental.
Nos próximos meses, a implementação da nova edição ocorrerá em parceria com estados e municípios. Até o final de 2026, a metodologia Famílias Fortes deve beneficiar quase 3 mil famílias em 27 municípios, ampliando o alcance e as práticas preventivas no País.
Data de publicação: 16/10/2025
