Oficina temática reúne representantes do poder público e da sociedade civil para fortalecer ações intersetoriais de inclusão e cuidado

MJSP debate reinserção social e geração de renda na política sobre drogas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), promoveu, nessa terça-feira (1º), o primeiro dia da oficina temática Política sobre Drogas: Reinserção Social, Emprego e Renda, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).

A atividade integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e reuniu representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, com o objetivo de debater estratégias intersetoriais voltadas à inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade agravada pelo uso problemático de álcool e de outras drogas.

A programação do primeiro dia foi dividida em três painéis principais. Pela manhã, o debate teve como foco os direitos humanos na política sobre drogas. À tarde, os temas giraram em torno do direito à moradia, ao trabalho e ao acesso à Justiça, com a apresentação de iniciativas como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude. O dia foi encerrado com uma roda de conversa para representantes da Comunidade Solidariedade Sol e da Fazenda da Paz exporem experiências de reinserção social e geração de renda.

A oficina continua nesta quarta-feira (2), com grupos de trabalho temáticos sobre construção de fluxos intersetoriais e propostas de atuação integrada. Os participantes se dividirão em cinco eixos: saúde, educação e formação técnica, proteção social, acesso à Justiça e inclusão produtiva no pós-acolhimento. A plenária final consolidará os encaminhamentos construídos durante os dois dias de atividades.

Data de publicação: 02/07/2025

Compartilhe esta Notícia: