Propostas pela Senad, metodologias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes estão sendo implementadas em dez escolas de Rio Branco

Foto: Stalin Melo/SEE
Rio Branco, 3 de dezembro de 2025 — As metodologias Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto, ambas propostas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), estão sendo implementadas em escolas de Rio Branco (AC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), com o objetivo de fortalecer o combate ao uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes.
O programa Elos – Construindo Coletivos é voltado para alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental, anos iniciais. Já o #TamoJunto é realizando com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, anos finais.
Nesta segunda-feira, 1º, foi realizado um encontro com pais e responsáveis do programa Elos na Escola Anita Garibaldi, localizada no bairro Quinze, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Já na terça, 2, o encontro foi na Escola José Chalub Leite, no bairro Areal.
Já na próxima sexta-feira, 5, a equipe do programa #Tamojunto se reúne com pais e responsáveis pelos alunos da Escola Carlos Vasconcelos, também no bairro Quinze. “Esses programas têm como finalidade proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes nas comunidades”, explica Hélio Guedes, do Centro de Formação dos Servidores da SEE.
As metodologias estão sendo implementados em dez escolas da capital. O #Tamojunto é composto por 12 aulas inseridas no currículo escolar e tem três oficinas direcionadas às pessoas responsáveis pelos estudantes e também à comunidade em geral.
Já o programa Elos – Construindo Coletivos é uma atividade lúdica focada no desenvolvimento de habilidades sociais e que propõe interações harmônicas e cooperativas entre os estudantes e entre os estudantes e professores, além de promover relações de respeito e afeto entre as crianças.
“Trata-se de duas metodologias propostas pela Senad, em parceria com Estados e Municípios, para trabalhar a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e a prevenção da infância e da adolescência”, informa Hélio Guedes.
Cooperação e vínculos familiares
Psicóloga da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) da SEE, Sirlene Cavalcante relata que os encontros do Programa Elos – Construindo Coletivos servem sobretudo para fortalecer a cooperação e os vínculos familiares: “Verificamos que os pais precisam se aproximar mais das escolas”.
Os encontros nas escolas Anita Garibaldi e José Chalub Leite são o terceiro realizado, com o tema da cooperação e do fortalecimento de vínculos familiares, e têm a duração de 50 minutos. Simultaneamente, são realizadas atividades lúdicas com os alunos.
Data de publicação: 4/12/2025
