Percepções da comunidade escolar sobre a implantação do programa unplugged em escolas
Autor:
Resumo:
O objetivo do presente estudo foi investigar as percepções da comunidade escolar sobre o programa Unplugged, implantado pelo Ministério da Saúde em escolas públicas brasileiras de ensino fundamental II. A metodologia utilizada foi a qualitativa e envolveu coleta de dados através de 11 grupos focais de professores (n=13), alunos (n=54) e administradores escolares (n=11) em 8 escolas de 3 cidades brasileiras. Análise de conteúdo permitiu a identificação de 3 eixos temáticos. As facilidades identificadas estiveram relacionadas com o suporte técnico para implantação da metodologia, como a formação e supervisão recebida, além do suporte dos administradores das escolas. As dificuldades apontadas estiveram relacionadas ao tempo das aulas, a obtenção de materiais de suporte para as aulas e ao cumprimento adequado do currículo regular. Como potencialidade, identificou-se a melhoria das relações de convivência. Os resultados aqui alcançados permitem o aprimoramento da implantação do programa Unplugged nas escolas brasileiras.
Ano:
DOI:
10.1590/2175-35392018014256
Substâncias:
Drogas
Universidade:
Autores:
Medeiros P. F. P. D., Pereira A. P. D, Sanchez Z. M., Schneider D. R
Tipos de Documentos:
Artigo
Palavras Chaves:
educação, pesquisa qualitativa., Prevenção do abuso de drogas
Idiomas:
Português
País:
Brasil
Fonte:
Psicologia Escolar e Educacional
Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas:
Tamo Junto