Observacao Sistematica de Aulas do #TAMOJUNTO: Uma Estrategia para Qualificar a Avaliacao de Fidelidade ao Modelo

Autor:

Resumo:

"O conhecimento detalhado da experiência de implementação de um programa preventivo é considerado essencial para tomadas de decisão em relação ao projeto, podendo contribuir para seu aprimoramento, adaptação cultural e processos formativos de profissionais envolvidos. Este capítulo apresenta um Instrumento de Observação Sistemática em sala de aula como estratégia para qualificar a avaliação de fidelidade ao modelo do Programa #Tamojunto, desenvolvido pela equipe responsável pela adaptação cultural, implementação e monitoramento dessa metodologia preventiva no período de 2013-2018. Durante o acompanhamento da implementação do #Tamojunto, embora os relatos sobre atividades realizadas frequentemente reproduzissem discursos alinhados às propostas do Programa, pareceu necessário verificar objetivamente a qualidade da intervenção executada. Mais que registrar a realização ou não das atividades previstas para cada aula, conforme modelo original de avaliação, o instrumento de observação configurou-se como um protocolo de avaliação baseado em indicadores definidos a partir do modelo teórico e metodologia do #Tamojunto. Assim, a observação sistemática por um avaliador externo proporcionaria informações sobre “como” as atividades estavam sendo conduzidas pelo professor(a) facilitador(a), identificando a presença ou não dos elementos centrais do Programa, a ocorrência de eventuais adaptações individuais realizadas pelo professor durante as aulas, impactos relacionados à formação e experiência prévias dos(as) implementadores(as). Considera-se que a observação sistemática possa qualificar a coleta de dados de monitoramento, recurso formativo, havendo possibilidade do retorno do conhecimento gerado para o constante aprimoramento do #Tamojunto, processos formativos e implementação do Programa."

Ano:

DOI:

Substâncias:

Universidade:
Autores:
Tipos de Documentos:

Capítulo

Palavras Chaves:
Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Rede Unida

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas: