Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo

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Resumo:

Os resultados de alguns levantamentos epidemiológicos tem apontado para o elevado contingente de jovens consumidores de álcool, tabaco e outras drogas. Frente a isso, tem-se buscado o desenvolvimento de ações voltadas a promover um conjunto de competências psicossociais, as quais são estratégicas para a prevenção ao consumo dessas substâncias. Para esta finalidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere a utilização do modelo Habilidades de Vida, o qual se configura como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais consideradas essenciais para o desenvolvimento humano. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem sido apontada como palco privilegiado para a realização de intervenções de tal natureza. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo Habilidades de Vida de intervenção preventiva e de promoção de saúde no âmbito escolar, considerando a implementação de modelos proativos de intervenção, que possam contribuir de modo mais efetivo para o desenvolvimento saudável entre crianças e jovens.

Ano:

DOI:

Substâncias:

Álcool, Drogas, Tabaco

Universidade:
Autores:

F. S. de Paiva, M. C. & Rodrigues

Tipos de Documentos:

Artigo

Palavras Chaves:

adolescência, Escola, Habilidades de Vida, Prevenção, Substâncias Psicoativas

Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Estudos e pesquisas em psicologia

Base de Dados:
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