Effectiveness of the Elos 2.0 prevention programme for the reduction of problem behaviours and promotion of social skills in schoolchildren: study protocol for a cluster-randomized controlled trial
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Intervenções precoces beneficiam a saúde mental, o desempenho acadêmico e a produtividade de crianças e adolescentes ao longo de suas vidas. O presente protocolo de estudo avaliará a eficácia do Programa Elos 2.0, que é uma versão adaptada para o Brasil pelo Ministério da Saúde, na redução de comportamentos problemáticos (por exemplo, disruptivos, agressivos e tímidos) e na promoção de habilidades sociais no contexto escolar em crianças de 6 a 10 anos de idade. O Programa Elos é baseado no Jogo do Bom Comportamento, amplamente utilizado para prevenir e/ou reduzir comportamentos disruptivos dos estudantes, estabelecendo contingências de cooperação.MÉTODO: Será realizado um ensaio clínico randomizado em cluster em 30 escolas de três cidades (15 de controle e 15 do grupo experimental), com um total de 3800 crianças participando do teste (1900 no grupo de controle e 1900 no grupo de intervenção). Os dados serão coletados com base no preenchimento do questionário Observação do Professor de Adaptação à Sala de Aula (TOCA, na sigla em inglês) por professores das turmas de controle e do grupo experimental. O TOCA é um instrumento usado para observar o comportamento das crianças na sala de aula. Coletaremos dados antes e após o período de intervenção no mesmo ano. Devido à estrutura hierárquica dos dados, será realizada uma análise multinível para detectar diferenças simultâneas na prevalência ao longo do tempo e entre grupos, controlando variáveis sociodemográficas. DISCUSSÃO: O estudo atual examinará a eficácia do Programa Elos 2.0 na redução de comportamentos problemáticos (por exemplo, disruptivos, agressivos e tímidos) e na promoção de habilidades sociais no contexto escolar. Os resultados deste programa de prevenção baseado na escola para crianças influenciarão o desenvolvimento e a implementação de programas semelhantes para escolas e formuladores de políticas educacionais, identificando mecanismos centrais para alcançar resultados positivos para os participantes.
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Substâncias:
Não identificado
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Autores:
A. R. da Silva, H Cogo-Moreira, J. J. Mari, J. L. S. Lima, M. H. S. Melo, M. Mariano, N. T. de Pinho, S. C. Caetano, Z. M. Sanchez
Tipos de Documentos:
Artigo
Palavras Chaves:
Idiomas:
Português
País:
Brasil
Fonte:
Saúde Coletiva