Avaliação do processo de implementação de programa de prevenção escolar do uso de drogas na percepção dos professores participantes

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Resumo:

Esta tese é um recorte do projeto de pesquisa/intervenção "Avaliação de Programas Preventivos aos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas", e apresenta a avaliação da implementação piloto do programa Unplugged de prevenção escolar, na perspectiva dos professores participantes. A avaliação foi conduzida nas fases de planejamento, execução e avaliação conforme o modelo de Donabedian (estrutura-processo-resultado). O estudo caracteriza-se pela metodologia mista: dados foram levantados utilizando-se instrumentos qualitativos (diários de campo e grupos focais) e quantitativos (questionários). As análises foram baseadas na Grounded Theory, na estastística descritiva e na triangulação dos dados. Conforme as temáticas emergentes, os resultados foram organizados na forma de 4 artigos, compondo textos independentes e complementares, seguidos de uma discussão integrativa do conjunto de resultados com o intuito de aprofundamento da compreensão do fenômeno estudado. A revisão sistemática sobre avaliação de programas de prevenção do uso de álcool e drogas evidenciou que a combinação de metodologias qualitativa e quantitativa oferecem resultados mais abrangentes, sugerindo-se que avaliações devam contemplar estrutura, processo e resultados dos programas. As concepções prévias sobre drogas dos educadores que aceitaram articipar da implementação do Unplugged confirmaram que a maioria deles não tinha formação ou experiência com práticas preventivas e acreditavam que a prevenção deveria ser realizada por especialistas; observou-se predominância do discurso proibicionista sobre uso de drogas, com tendência a atitudes punitivas em relação aos usuários. Os participantes avaliaram positivamente tanto a formação oferecida para os profissionais que aplicariam o programa quanto a metodologia proposta. O Unplugged foi percebido como um programa diferenciado, pela metodologia participativa e conteúdos mais abrangentes, inclusive desenvolvimento de habilidades de vida, que pode ser incorporado ao projeto pedagógico da escola e ser aplicado por professores. Dificuldades em realizar todas as atividades no tempo previsto e em manter a programação curricular de suas disciplinas foram registradas, além de observações quanto à dificuldade de alguns participantes para a condução das atividades dinâmicas grupais. O programa foi considerado mais apropriado para adolescentes de 13 anos de idade; sugeriram sua realização no primeiro semestre letivo, adaptações no material e redução da quantidade de atividades propostas. A avaliação sistemática de um programa preventivo, em todas as suas fases e com a participação de todos os envolvidos, pode contribuir para o aprimoramento dos programas de prevenção em saúde, para a consolidação das práticas e embasamento das decisões referentes a investimentos e decisões no campo da saúde pública. Considera-se que o sucesso de um programa de prevenção escolar esteja condicionado ao apoio institucional, envolvimento dos professores com as propostas, sua inclusão nas atividades curriculares e adaptação das intervenções à realidade em que se implementam as ações. Aponta-se necessidade de maiores investimentos na formação de educadores para a promoção de saúde e prevenção na escola. Sugere-se realização de pesquisas sobre formação continuada de educadores e acompanhamento técnico a implementadores de programas de saúde na escola como forma de garantir a qualidade das ações preventivas.

Ano:

DOI:

Substâncias:

Álcool, Drogas

Universidade:
Autores:

Lopes J. M.

Tipos de Documentos:

Tese

Palavras Chaves:

adolescência, Álcool e drogas, avaliação em saúde, prevenção primária, saúde na escola

Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
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