Conheça os Membros do nosso Comitê Científico
Psicóloga (CRP 23/1253) formada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), com mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT), cursando o doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde (PPGCTS/UnB). Desenvolve pesquisas no campo da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, e no cuidado com pessoas em situação de rua, pesquisando sobre a metodologia Housing First (Moradia Primeiro). Atualmente, compõe a equipe técnica do Projeto PopRua Jud, vinculado ao Tribunal de Justiça do Tocantins, responsável por desenvolver o diagnóstico da população em situação de rua do estado.
Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e Doutoranda pela Universidade de Aarhus (Dinamarca). Atualmente, pesquiso uso de cannabis entre jovens adultos, regulação emocional e padrões de sono utilizando métodos de pesquisa intensiva-longitudinal.
Psicóloga (1997/USP), Mestre em Saúde na Comunidade (2004/USP), Doutora em Psicologia (2009/USP), Livre Docente em Psicologia (2020/USP). Professora Associada II da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade 2 – CNPq Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis/USP). Membro do GT Drogas e Sociedade da ANPEPP. Membro da ABRAMD. Docente e Pesquisadora do Curso de Especialização em Criminologia – USP (ERASMUS). Prêmio Mães Pesquisadoras – USP/2023, pelo trabalho com mulheres que buscam tratamento por uso de substâncias. No LePsis, nossas pesquisas buscam: 1. Avaliar as experiências de pessoas que fazem uso problemático de substâncias com diferentes serviços e equipamentos; 2. Desenvolver e avaliar intervenções para prevenção e cuidado de pessoas com uso problemático de substâncias; 3. Pesquisar e promover redução de danos entre universitários; 4. Melhorar o cuidado oferecido a mulheres que fazem uso prejudicial de substâncias.
Psicóloga, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia Clínica, com dois pós-doutorados em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia e University of Miami), Professora titular aposentada da UFSC, professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Bolsista Produtividade II do CNPq, Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas”, Membro do GT da ANPPEP Drogas e Sociedade, fundadora da BRAPEP (Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde), fez parte da Consultoria Técnica do Projeto de Implementação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), entre 2023 e 2024. Atua no campo do uso de álcool e outras drogas, prevenção e promoção da saúde desde 2002. Foi parte da equipe de avaliação dos programas preventivos adaptados culturalmente para o Brasil (#Tamojunto e Elos: Construindo Coletivos) pelo Ministério da Saúde entre 2013 e 2016. Coordenou o estudo piloto de adaptação cultural do Sistema de Prevenção Communities That Care ao Brasil, entre 2020 e 2023. Coordena atualmente o projeto “Estudo Inter-Regional de adaptação Cultura do Sistema Comunidades que Cuidam ao Brasil”, através de TED entre UFSC e SENAD, iniciado em agosto de 2023 e com prazo de conclusão até julho de 2026. Tem várias publicações de artigos científicos, capítulos e livros na área.
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculada ao Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, Doutora em Neurociências e Biologia Celular. Coordena o Laboratório de Neurofarmacologia e Comportamento, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA e lidera o grupo de pesquisa “Núcleo de Morfofisiologia aplicada à Neurofarmacologia e Comportamento” cadastrado no diretório do CNPq. Desenvolve atividades de extensão na prevenção do uso do álcool e outras drogas e pesquisa na área de morfologia e toxicologia visando investigar agravos na saúde decorrentes da exposição a drogas psicotrópicas, especialmente o álcool quando consumido na adolescência e suas repercussões na idade adulta. Possui fator H 21 e i10=33, com mais de 50 produções na área das quais apresentam mais de 500 citações e 5 artigos científicos que fundamentam ao menos 3 documentos internacionais de políticas públicas (Sage Policy Profiles).
Psicólogo (UniNassau, 2017), Biólogo (UFPE, 2005), Mestre e Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE, 2008, 2012), Pós-doutorado em Dependências e Saúde Mental (CAMH/Universidade de Toronto, 2016). É professor e pesquisador na graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. É membro-pesquisador do Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas (Gead/UFPE) e ligado à Rede de Pesquisa sobre Drogas/SENAD/MJ, do qual recebeu prêmio de melhor tese de doutorado (2013). É membro titular do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Pernambuco (CEPAD, 2022-2023 e 2024-atual). Cofundador da Escola Livre de Redução de Danos (Recife-PE). Atuou na Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado de Pernambuco (2016-2020), como assessor técnico na Superintendência de Prevenção às Drogas. Atuou no movimento social por meio do Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco (2016-2019) e Marcha da Maconha Recife (2007-2011).
Assistente social, mestre e doutora em Política Social pela UFF, realiza o estágio pós doutoral em Serviço Social na UFRJ. Docente no Departamento de Serviço Social na UFF Campos e no Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social na UFF Niterói. Estudiosa da política social e política de saúde mental, álcool e outras drogas com ênfase no debate da atenção psicossocial, cuidado em liberdade, rede de atenção psicossocial e guerra às drogas com centralidade no debate étnico- racial. Com percurso como assistente social na atenção a pessoa em sofrimento psíquico e/ou usuários de álcool e outras drogas, assim como pesquisa e extensão que tratam dos temas referentes a política de saúde mental, álcool e outras drogas possibilitando a formação de trabalhadores da política social, discentes de pós-graduação e graduação.
É professora livre-docente em Epidemiologia e Chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Atua no campo da prevenção ao uso de drogas há duas décadas, tendo mais de 190 artigos científicos na área. É Editora-chefe do Journal of Prevention (Springer-Nature). Seu campo principal de atuação é a avaliação de programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre adolescentes, com ênfase em análises de efeito, mediação e implementação. Além disso, tem atuado no campo das políticas de álcool na interface ciência e políticas públicas. Anteriormente, suas linhas de pesquisa abrangeram o consumo de drogas e intervenções em baladas e inquéritos epidemiológicos da população brasileira e entre estudantes de ensino fundamental e médio, além de estudos qualitativos no âmbito do uso de crack. Além de trabalhar com técnicas estatísticas avançadas, como modelagem por equações estruturais, atua também no recentemente estabelecido campo da ciência da implementação, estudando estratégias de disseminação sustentável de intervenções preventivas.
Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduanda em Psicologia pela PUC Goiás, Mestre em Atenção à Saúde pela PUC -Goiás, Doutora em Enfermagem pela UFG-GO com estágio sanduíche na University of Florida (USA). Especialista em Saúde Mental e Dependência Química, Especialista em Saúde Mental Infanto Juvenil, Formação em Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos. Pós- graduada em Neurociências. É Professora da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC-GO, Coordenadora do programa de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto CEAPG. É Membro efetivo do coletivo Intercambiantes Brasil representando a região centro-oeste e Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre drogas. (ABRAMD). Membro do conselho de administração do Faz parte da Rede colaborativa de Estudos e pesquisas em CBPR/USP/UNIFESP. É Pesquisadora, líder do Grupo de pesquisa e estudos em Saúde Mental -MENTALIZE PUC GOIÁS, e membro do grupo de pesquisa INTEGRUS/ UFG.
A trajetória de pesquisa em álcool e outras drogas teve início com a pesquisa de doutorado em Educação Escolar, em 2003, defendida a tese, em 2007, publicada em livro em 2015, com o título “Se beber não dirija: representações, juventude e publicidade de bebidas alcoólicas”. No mesmo ano, ingressei por concurso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como docente e fiz um levantamento nas escolas sobre projetos de prevenção às drogas. Em 2008, foi cadastrado no CNPq, o grupo de estudos e pesquisas sobre prevenção às drogas (GEPREV) que, desde 2012, tornou-se o GePAD (grupo de estudos e pesquisas sobre Gênero, Políticas e Álcool e Drogas). Iniciando vários projetos e orientações de Iniciação Científica na temática. Atuante na pesquisa sobre memória, representações sociais e políticas de álcool e drogas no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB), desde 2010, orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado.
Graduada em Psicologia (UFRGS), com mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), doutorado em Saúde Pública (USP) e Pós Doutorado em Psicologia (UFSC). Entre 2019 e 2020 foi Professora Visitante no Department of Sciences da Utrecht University (Holanda). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e atua no Núcleo Casulo de atenção a mulheres em situação de violência. Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e outras Drogas. É filiada à Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), na qual foi presidente por duas gestões. Foi coordenadora do Centro de Convivência e Cultura vinculado ao Instituto Arco Íris de Florianópolis e é coordenadora do projeto Rede Viva de Mulheres, em parceria com a SENAD/MJ. É também apoiadora técnica junto ao Núcleo de populações em situação de vulnerabilidade da FIOCRUZ no projeto Colaboratório Nacional Pop Rua.
Professor-Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio no Center for Interdisciplinatory Gender Studies do Departamento de Sociologia e Política Social da Universidade de Leeds (UK). Mestre em Literatura e Práticas Sociais (UnB). Bacharel em Psicologia. Licenciado em Letras e em Sociologia. Especialista em neuropsicologia e avaliação psicológica. Membro da diretoria da Associação de Investigadores Afrolatinoamericanos e do Caribe (2018-24). Lidera o “Laboratório Frantz Fanon de Avaliação Psicológica e em Saúde Mental” e o projeto de extensão “Clínica Intercultural e em Diversidade”. Atua na atenção psicossocial à drogadição na perspectiva da redução de danos. Coordena o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos e a especialização lato sensu em Gênero e Diversidade na Educação, ambos da UNILA. Colabora com a comissão étnico-racial, da diversidade sexual e de gênero e de psicologia clínica do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência com coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP e coordenação de programa de iniciação científica. Assistente social da Equipe de Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Pós doutora em Psicologia com Orientação em Metodologia de Pesquisa de Revisão.
Graduação em Psicologia pela UFPB (1993), Mestrado e doutorado em Psicologia Social pela UFPB (1997, 2007) e Pós-doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS)-Lisboa-Portugal (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social (Mestrado e Doutorado). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química (GPSMDQ-UFPB), cadastrado no CNPq desde 2014. Tem experiência na área da Psicologia Social da Saúde; com ênfase na saúde mental abordando temáticas como o preconceito, a reforma psiquiátrica e a dependência química, com diversas publicações nessas áreas em revistas qualificadas e livros. Organizou 05 (cinco) eventos nacionais na área da Saúde Mental e da Dependência Química e possui participação em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos. Teve projetos aprovados pelo CNPq na área da Saúde Mental e da Dependência Química.