Em primeira reunião temática, colegiado definiu temas dos próximos encontros do ano e salientou a importância da construção de uma visão integrada sobre saúde, políticas públicas e direitos

Brasília, 19/09/2025 — O Comitê Científico sobre Prevenção e Cidadania — Cria Ciência realizou, na última quinta-feira (18), sua primeira reunião temática, na qual discutiu como os determinantes sociais são fatores centrais para explicar as desigualdades no campo da saúde.
O grupo ressaltou que indivíduos e coletividades expostos a condições de vida precárias apresentam riscos diferenciados de adoecimento, já que as condições socioeconômicas impactam diretamente no bem-estar físico, mental e social das populações — e discutiram como o Estado pode atuar como mitigador de desigualdades evitáveis e injustas.
O comitê também destacou a importância da articulação intersetorial envolvendo educação, trabalho, habitação, segurança alimentar, justiça e proteção social para que a abordagem em saúde não se restrinja ao setor médico-assistencial.
De acordo com Fabrícia Tavares, coordenadora-geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), “essa primeira reunião temática marca um passo decisivo na consolidação do Cria Ciência como espaço estratégico de apoio à construção de respostas baseadas em evidências. Discutir os determinantes sociais da saúde é essencial para construirmos respostas mais amplas e duradouras às desigualdades que afetam a vida das pessoas”.
Reuniões temáticas
Durante a reunião, o Comitê definiu os temas dos próximos três encontros a serem realizados ainda em 2025: interseccionalidade; ciência de implementação, sustentabilidade e monitoramento; e redução de danos. O grupo pretende aprofundar o debate teórico em suas próximas reuniões, além de avançar na proposição de recomendações práticas para fortalecer a rede intersetorial de apoio. Além disso, o comitê deverá buscar a colaboração de diferentes setores e instituições, incluindo a sociedade civil, para ampliar a legitimidade e a efetividade das propostas.
O Cria Ciência é formado por pesquisadores voluntários selecionados por meio de chamamento público via edital. A composição do grupo é pautada pela interdisciplinaridade e pela representatividade regional, racial e de gênero, para refletir a diversidade social e cultural do Brasil.
Programa Cria — Prevenção e Cidadania
O Programa Cria — Prevenção e Cidadania, lançado em 2024 pela Senad, propõe uma estratégia nacional de prevenção do consumo e do uso problemático de álcool e outras drogas, da violência e criminalidade no contexto da política sobre drogas, para proteger o presente e o futuro das crianças, dos adolescentes, dos jovens e das comunidades.
O programa é realizado com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), e possui três principais áreas de atuação: prevenção na infância e na adolescência; proteção em contextos de risco; e territórios em ação.
Data de publicação: 19/09/2025