Evento virtual reuniu autoridades do bloco econômico para discutir acordo de cooperação regional, com foco em prevenção, redução de danos e segurança pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), participou da XXXV Reunião Especializada de Autoridade de Aplicação em Matéria de Drogas (RED), nessa quinta-feira (12).
O encontro virtual faz parte de uma série de reuniões preparatórias para a criação de um acordo de cooperação regional sobre políticas de drogas, com foco em ações conjuntas para a América Latina. A presidência pro tempore do evento foi da Argentina. Na próxima edição, o Brasil assume a liderança.
Na abertura da reunião, os representantes dos países-membros do Mercosul apresentaram suas principais iniciativas no enfrentamento às drogas. A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do MJSP, Marta Machado, destacou o papel da Senad na articulação de políticas públicas em âmbito nacional e internacional.
Marta Machado também apresentou os avanços do Programa Cria, estruturado em três áreas de atuação: prevenção na infância e adolescência; proteção em contextos de risco; e territórios em ação. Ela destacou ainda o papel do Cria Ciência, comitê científico interdisciplinar que apoia a formulação de políticas baseadas em evidências e metodologias qualificadas.
Data de publicação: 13/06/2025
