Subsídios relacionais para a implementação de programas de prevenção escolar nas séries iniciais

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Neste capítulo discutiremos o ambiente de sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental e seus desafios para lidar com dificuldades de comportamento e de aprendizagem, tanto para os profissionais envolvidos quanto para os estudantes. Propomos adentrar a complexidade de situações que levam algumas crianças a interagir com colegas e adultos de referência de maneira aparentemente inábil social e emocionalmente no contexto escolar. Para isso, apresentamos uma perspectiva multidimensional ao olhar sobre cenas cotidianas em sala de aula, colocando em contexto o desenvolvimento e fortalecimento das interações do educando, visando uma lógica de promoção de saúde. Pretendemos apresentar princípios aplicáveis para práticas transformadoras visando a possibilidade de implementação em ações preventivas em saúde mental e para gestão em sala de aula. Será descrita a experiência com a adaptação cultural de programas preventivos, que resultou no “Programa Elos - Construindo Coletivos”, ofertada como política pública em construção pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, entre 2013 a 2017. Esse programa volta-se ao Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, e agrega diversos recursos para o apoio ao desenvolvimento de um convívio harmônico e cooperativo no contexto de sala de aula.

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Não identificado

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Autores:

D. R. Schneider, F. M. Lorenzo

Tipos de Documentos:

Capítulo

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Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Rede Unida

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