Relação entre a adaptação cultural e a fidelidade na implementação do programa Elos em escolas brasileiras

Autor:

Resumo:

Descreve-se o processo da adaptação cultural do norte americano Good Behavior Games (GBG) em Programa Elos – Construindo Coletivos, voltado para a realidade das escolas públicas brasileiras, bem como a dimensão da fidelidade de aplicação do programa ao longo de sua implementação e evolução no Brasil. Para analisar o processo de adaptação cultural e sua relação com a fidelidade foi necessário aplicar métodos mistos. A avaliação da adaptação cultural foi feita por meio de um checklist construído pelos pesquisadores, o qual indicava se determinados processos foram convergentes com o método de implementação do programa previsto. No que se refere às dimensões que compõem a fidelidade, os multiplicadores do programa preencheram “questionários de fidelidade”, traduzidos dos instrumentos originais do GBG, e os dados obtidos foram resumidos, pelos pesquisadores, em um escore geral da qualidade de implementação a partir da média aritmética dos itens avaliados, variando entre baixa, média e alta fidelidade. Este aspecto foi analisado como um possível moderador dos resultados acerca dos comportamentos dos estudantes participantes do Elos. As conclusões do trabalho discutem o necessário balanço entre a fidelidade aos elementos centrais do Programa Elos e as necessidades do contexto cultural em âmbito educacional, com sua infraestrutura e exigências pedagógicas e teóricas, assim como as singularidades do contexto sociocultural do país, ao avaliar se sua implementação conseguiu alcançar este equilíbrio. Portanto, essas complexidades ganham destaque durante a implementação de um programa preventivo em larga escala, como foi o caso do programa analisado, fazendo com que os implementadores tenham que buscar soluções práticas entre o dilema da fidelidade versus adaptação cultural.

Ano:

DOI:

Substâncias:

Não identificado

Universidade:
Autores:

D. & Garcia, D. R. Schneider, P. O. & D'Tôlis

Tipos de Documentos:

Capítulo

Palavras Chaves:
Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Rede Unida

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas: