Qualidade da interação familiar entre participantes do programa Famílias Fortes: um estudo observacional.
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O abuso de álcool é questão de saúde pública e área de interface de vários campos do conhecimento. A prevenção focada no grupo familiar é uma das vias para se retardar o uso abusivo de álcool ou amenizar seu impacto. Nesse sentido, o Programa Famílias Fortes (PFF), versão brasileira adaptada do programa norteamericano Strengthening Families Program (10-14), focado na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, vem sendo implementado no Brasil, para crianças e adolescentes e seus pais/cuidadores, num esforço conjunto entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça/Fundação Oswaldo Cruz. Avaliações deste programa podem ser mais robustas se embasadas em clara compreensão das teorias que o guiam, bem como no uso de triangulação de métodos de avaliação. Esta dissertação buscou explorar algumas das bases teóricas da Programa Famílias Fortes e o uso de uma medida observacional para avaliar efeitos desta intervenção, por meio de dois manuscritos. O manuscrito 1, teórico, examinou a correspondência entre a teoria do apego, teoria dos sistemas familiares e teoria das práticas parentais e os objetivos do Programa Famílias Fortes. Identificou-se, tal como preconizado pelos seus autores, consistência entre tais teorias e os fatores protetivos promovidos pelo PFF. O manuscrito 2, empírico, buscou investigar, em caráter piloto, a viabilidade de uso de uma medida observacional para examinar padrões de relação familiar e lançar luz sobre efeitos do Programa Famílias Fortes sobre o vínculo familiar de famílias participantes do Programa. Realizou-se um estudo de caso com duas díades familiares participantes do Programa Famílias Fortes em Aracaju-SE. Ambas as díades foram compostas por famílias de baixa renda, com responsáveis mulheres, avó e mãe, sem histórico de escolarização, e por crianças, uma do sexo feminino e outra do sexo masculino, com idades de 11 e 12, respectivamente. Utilizou-se a Entrevista de Qualidade da Relação Familiar (EQRF), composta por perguntas sobre a interação familiar, valores e crenças familiares, seguidas da observação direta da interação da díade através de cenários hipotéticos contendo situações cotidianas. Aplicou-se a EQRF antes e após a participação das díades no Programa Famílias Fortes, realizado em sete encontros semanais. A coleta realizou-se no CRAS, onde as famílias participaram da intervenção, e foi gravada em vídeo para posterior análise. Os dados foram analisados por meio do Sistema de Codificação para Avaliação de Padrões de Comunicação de Díades Familiares, contendo aspectos formais, aspectos verbais, aspectos não-verbais e aspectglobal da interação. Utilizou-se o software de edição Adobe Premiere CC6 - Versão de Avaliação. Não foram identificadas mudanças no âmbito da qualidade das relações familiares para ambas as díades, mas foram constatadas mudanças em algumas práticas parentais para a díade 2. O instrumento pareceu viável para o contexto, sendo necessários ajustes nos procedimentos de aplicação da EQRF e no treinamento de aplicadores. Assim, este estudo piloto evidenciou ser a EQRF um instrumento viável para captar aspectos da interação familiar. Ante o exposto, é possível concluir que existem dificuldades a serem vencidas, tanto técnicas, como a interação participantes-entrevistador, quanto dificuldades contextuais, como o acesso às famílias em situação de vulnerabilidade. O estudo aponta, por fim, a necessidade de ampliar o tempo de aplicação da entrevista, maior que o pós-teste, dado que mudanças estruturais na família possivelmente demandam mais tempo para ocorrer.
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Tipos de Documentos:
Dissertação
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Idiomas:
Português
País:
Brasil
Fonte:
Repositório UnB