Psychometric properties of a Brazilian adaptation of the Teacher Observation of Classroom Adaptation-Revised Scale for Children’s Behavior
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O objetivo deste estudo foi descrever o processo de análise psicométrica da Escala Revisada de Observação de Sala de Aula (TOCA-R) para seu uso em escolas brasileiras e avaliar sua validade e confiabilidade. Para avaliar o "Programa Elos", que é a versão culturalmente adaptada do Programa Norte-Americano "Good Behavior Game" no Brasil, a TOCA-R foi utilizada. Os pesquisadores adaptaram o instrumento em 2014, o qual consistia em 33 itens em uma escala de resposta ordinal de três pontos. Um desenho quase-experimental longitudinal com um único grupo foi utilizado. Os participantes eram crianças de 6 a 10 anos avaliadas por seus professores, antes (n = 1448) e depois (n = 673) da implementação do Programa Elos em 2014. O estudo envolveu inicialmente quatro escolas, 68 salas de aula e seus respectivos professores. Os procedimentos analíticos incluíram análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, análise de invariância longitudinal e análise de confiabilidade por meio de coeficientes de precisão. Os resultados da análise fatorial exploratória mostraram um ajuste aceitável de cinco fatores com 25 itens, explicando uma variância total de 60% e um erro residual médio de 0,02. A análise fatorial confirmatória demonstrou um ajuste satisfatório do modelo (χ2 = 961, df = 265, RMSEA = .078, IC 95% [.07, .08], e CFI = 0.9). Foi identificada uma invariância de estrutura latente de configuração, métrica e escalar, que, juntamente com a amplitude da variação dos coeficientes de precisão entre as dimensões do instrumento (α = .78, .92; ω = .76, .92), demonstra evidências de validade e confiabilidade para o uso da TOCA-R na avaliação do Programa Elos em escolas brasileiras.
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Substâncias:
Várias
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Autores:
D. & Garcia, D. R. Schneider, E. Kaszubowski, L. Scaff, R. Moraes-Cruz, Z. M. Sanchez
Tipos de Documentos:
Artigo
Palavras Chaves:
Idiomas:
Inglês
País:
Fonte:
Acta Colombiana de Psicología