Prevenção do bullying e violência escolar: ensaio controlado randomizado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Autor:

Resumo:

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é hoje o programa de prevenção escolar mais disseminado nas escolas brasileiras, contudo está sendo ofertado sem qualquer avaliação de efetividade da sua nova versão, "Caindo na Real", adaptada em 2014 para o Brasil a partir do programa norteamericano Keepin' it REAL. Como intervenções preventivas desenvolvidas em outras culturas podem vir a apresentar resultados nulos ou negativos no Brasil, propõe-se a realização de dois ensaios controlados randomizados para a avaliação da efetividade dos currículos existentes no PROERD/"Caindo na Real" (um para o 5º ano do Ensino Fundamental I e outro para o 7º ano do Ensino Fundamental II). As coletas de dados serão realizadas por questionários de autopreenchimento em smartphones em dois pontos do tempo (com intervalo de 9 meses) em um mesmo ano letivo. O grupo intervenção receberá o programa PROERD/"Caindo na Real" aplicado pelos policiais militares (instrutores) já treinados no município de São Paulo. Os desfechos primários investigados serão a prática e a vitimização por bullying. A hipótese central é a de que os alunos expostos ao programa apresentarão uma redução no bullying e na violência escolar, e uma progressão mais lenta no consumo de álcool e outras drogas quando comparados aos alunos sem intervenção (grupo controle). Devido à estrutura hierárquica dos dados, análises de multinível serão realizadas para evidenciar diferenças simultâneas de prevalências no tempo e nos grupos, controladas por sexo e idade. Os resultados permitirão amparar decisões sobre a expansão do programa ou modificações do mesmo no caso da identificação de efeitos neutros ou negativos.

Ano:

DOI:

Substâncias:

Universidade:
Autores:

Ferreira Jr. V.

Tipos de Documentos:

Dissertação

Palavras Chaves:
Idiomas:

Português

País:

Brasil

Fonte:

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas:

PROERD/DARE