Jogo da onda digital: contribuições para a educação sobre drogas no âmbito do ensino de ciências e biologia

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Resumo:

Profissionais do magistério reconhecem a importância de se conversar sobre o uso de drogas na escola. Todavia, pesquisas revelam a carência de formações docentes e de ações preventivo-educativas sobre as diversas dimensões do fenômeno das drogas. Diante dessas lacunas, o presente artigo descreve um jogo educativo sobre drogas, denominado Jogo da Onda digital, de acesso livre pelo computador ou celular. A partir do registro do seu uso com estudantes do Ensino Médio da rede pública foi observado que o jogo estimula a criticidade e autonomia dos participantes, favorecendo a aprendizagem e o diálogo sobre o uso de drogas e temas correlatos. Os resultados revelam a aceitação do jogo, pelo seu aspecto interativo e lúdico e sua capacidade de promover debates e conhecimento sobre o assunto. Notou-se ainda que a presença de um mediador contribuiu para o uso do jogo em equipes, se convertendo em uma ferramenta interdisciplinar e transversal para o Ensino das biociências.

Ano:

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Substâncias:

Drogas

Universidade:
Autores:

Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro

Tipos de Documentos:

Artigo

Palavras Chaves:

educação em drogas, ensino de biologia, ensino de ciências, Jogo digital

Idiomas:

Português

País:

Espanha

Fonte:

Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas:

Jogo da onda digital