Elos Program’s Efficacy Evaluation in School Management of Child Behavior: A Non-Randomized Controlled Trial
Autor:
Resumo:
O Programa Elos resultou de uma adaptação cultural brasileira do Good Behavior Game, uma estratégia preventiva para o gerenciamento de sala de aula visando reduzir comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo é discutir a eficácia do Programa Elos durante sua implementação em 16 escolas públicas brasileiras de ensino fundamental em duas cidades em 2016. O desenho do estudo foi um ensaio controlado não randomizado com 80 turmas em cada grupo, experimental e controle, envolvendo 1.731 alunos. O estudo utilizou o modelo de Equação de Estimação Generalizada para verificar o efeito do programa. O Elos pareceu ser eficaz na redução da agressividade e do comportamento disruptivo em meninos. Esses resultados estão alinhados com outros estudos internacionais do GBG e sugerem que, após um ensaio randomizado, o programa estaria pronto para ser disseminado no Brasil.
Ano:
DOI:
Substâncias:
Várias
Universidade:
Autores:
A. M. Ribeiro, D. & Garcia, D. R. Schneider, J. I. da Cruz, P. O. A. O. D’Tolis, Z. M. Sanchez
Tipos de Documentos:
Artigo
Palavras Chaves:
Idiomas:
Inglês
País:
Reino Unido
Fonte:
Psicologia: Teoria e Pesquisa