Efetividade de uma intervenção digital na diminuição da prática de binge drinking entre frequentadores de baladas

Autor:

Resumo:

OBJETIVO: Avaliar, após seis meses, a efetividade de uma intervenção digital na diminuição da prática de binge drinking entre frequentadores de baladas. MÉTODOS: Foi realizado um inquérito de portal através de uma amostra probabilística em 31 baladas da cidade de São Paulo, a qual originou um ensaio controlado randomizado com 1.057 participantes. Aqueles classificados como uso problemático do álcool (n = 465) através do Alcohol Use Disorders Identification Test foram randomizados em dois grupos de estudo – intervenção e controle. A intervenção digital consistiu em expor os participantes a uma tela de feedback normativo sobre seu consumo de álcool, caracterizando os riscos associados à quantidade consumida, valores gastos com bebidas, beber e dirigir, classificação do risco do Alcohol Use Disorders Identification Test e dicas de redução de danos. RESULTADOS: Houve uma redução significativa da prática de binge drinking na semana estimada em 38% entre os participantes do grupo intervenção após seis meses (p < 0,05). Porém, não houve redução significativa nos desfechos quando se analisam os grupos intervenção e controle e os tempos início e seis meses após, simultaneamente. CONCLUSÕES: Não se pode concluir que as ferramentas digitais reduzem o padrão de binge drinking nos frequentadores de baladas paulistanas. São necessários mais estudos com esta metodologia devido ao caráter atrativo para esse grupo, tendo em vista a privacidade e a rapidez que as informações personalizadas são transmitidas.

Ano:

DOI:

10.11606/S1518-8787.2018052000281

Substâncias:

Álcool

Universidade:
Autores:

A. Sanudo, Y. C. Baldin, Z. M. Sanchez

Tipos de Documentos:

Artigo

Palavras Chaves:

Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções, Bebedeira, Ensaio Controlado Aleatório, Internet, prevenção & controle

Idiomas:

Português

País:

Estados Unidos

Fonte:

Revista de Saúde Pública

Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas: