Barreiras e facilitadores da implementação do Programa Famílias Fortes no Nordeste do Brasil segundo gestores : uma análise de contexto baseada em abordagens de avaliação de processo

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O uso indevido de substâncias por adolescentes representa um fenômeno preocupante em diversos países. Nas últimas décadas, tem sido desenvolvidos programas preventivos com a finalidade de abordar os problemas decorrentes do seu uso indevido a partir da redução dos fatores de risco e da promoção dos fatores de proteção. O Programa Famílias Fortes (PFF) foi desenvolvido no Reino Unido e adaptado para o Brasil como uma das estratégias para a evitação, redução ou adiamento no uso de substâncias entre jovens e para redução de outros comportamentos de risco à saúde em crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos familiares. A implementação do PFF pode ser considerada complexa, pois exige articulação ao nível municipal, estadual e federal para sua entrega. A abordagem da avaliação de processo tem sido qualificada como adequada para avaliar programas classificados como complexos, por reconhecer os entraves para uma avaliação robusta e buscar albergar elementos tanto da implementação, como dos mecanismos de mudança quanto do contexto. Esta dissertação, composta por dois manuscritos, almeja abordar aspectos conceituais sobre a avaliação de processo de intervenções complexas em saúde e examinar como o contexto facilitou ou dificultou a pré-implementação e implementação do PFF no Nordeste do Brasil. O primeiro manuscrito apresenta uma revisão narrativa da avaliação de processo na área da saúde. Evidencia-se seu desenvolvimento histórico, principais conceitos e abordagens frequentemente utilizadas na área, como a Teoria Realística e Teoria do Processo da Normalização. Conclui-se que ambas as teorias oferecem estruturas de avaliação consistentes, que podem ser utilizadas para descrever e avaliar implementações, além de auxiliar na customização de intervenções complexas a diferentes contextos. No segundo manuscrito, foi aplicada a avaliação de processo para analisar os fatores contextuais e processuais considerados barreiras e facilitadores em cada fase de pré-implementação e implementação do PFF no Nordeste do Brasil. O estudo foi realizado, por meio de entrevistas e grupos focais, com 26 profissionais responsáveis pela gestão, supervisão e implementação do Programa. Os relatos indicam a existência de mais empecilhos para a implementação do que elementos facilitadores. A análise de contexto identificou como principais barreiras: contexto político desfavorável (19%), agentes de implementação pouco engajados ou sensibilizados (12%) e estratégias de implementação ineficazes (10%), enquanto que os elementos mais facilitadores foram: elaboração e utilização de estratégias eficazes (16%), contexto político favorável (14%) e agentes de implementação envolvidos e sensibilizados com o Programa. Os relatos indicam que a implementação exitosa do PFF exige um bom funcionamento prévio das redes intersetoriais e eficácia no gerenciamento de pessoas, na distribuição de poder e na gestão dos recursos financeiros. Esses resultados ajudam a compreender os desafios em implementar em larga escala programas de prevenção para o país. Sugere-se a construção de um manual de implementação do PFF e a comparação dos dados encontrados com estudos de avaliação de efetividade. Concluiu-se que seria essencial para o aprimoramento da qualidade da implementação a promoção de uma cultura de prevenção em territórios de alta vulnerabilidade, como no caso do Nordeste brasileiro, onde geralmente é dada prioridade à urgência.

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Dissertação

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Português

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Brasil

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Repositório UnB

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