Avaliação da fidelidade de implementação de um programa preventivo em saúde mental infantil baseado na escola
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Resumo:
Fidelidade na implementação de um programa é o compromisso de seguir políticas e procedimentos previstos, tendo em vista os resultados aferidos. A fidelidade é um construto que pode ajudar compreender os resultados e o processo de implementação do Programa Elos, que é implementado nas escolas brasileiras pelo Ministério da Saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a fidelidade de implementação do Programa Elos, em 2016, inserida em uma pesquisa maior denominada “Avaliação do processo de implantação de programas de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes em ambiente escolar”. O delineamento foi descritivo, com uso de procedimentos metodológicos mistos. . Participaram 40 professores, 16 coordenadores pedagógicos e 4 formadores nacionais responsáveis pela implementação do programa em 40 turmas de ensino fundamental em São Paulo. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram o Questionário de Fidelidade na Observação Elos, o Questionário de Fidelidade na Consolidação e na Criação, o Inventário da Percepção dos Professores acerca da Qualidade de Formação e Dosagem e o Inventário de autoeficácia de Woolfolk e Hoy. Entrevistas semiestruturadas e grupos focais foram realizadas com professores, multiplicadores e formadores. A análise dos dados quantitativos consistiu primeiro em estimar medidas de posição, de dispersão e frequências por meio de análise estatística descritiva. Procedimentos de análise estatística inferencial não paramétrica foram utilizados para correlacionar variáveis e comparar diferenças entre as posições médias de grupos. Quanto aos dados qualitativos o procedimento de análise consistiu na reordenação, síntese e validação dos dados do relatório geral, o que evidenciou alguns resultados que contribuíram para compreender a fidelidade de implementação do Programa Elos. Os resultados demonstraram que a média da fidelidade foi muito boa (87,07%), ainda que apenas 14,37% dos questionários de fidelidade foram preenchidos. Dentre os itens não cumpridos prevaleceram aspectos relacionados ao reconhecimento do cumprimento de acordos e à qualidade de implementação. Observou-se também que os professores que implementaram o programa mais vezes por semana perceberam que o suporte recebido foi pior do que os professores que implementaram o programa menos vezes por semana (ρ = .59; p < 0,05). Além disso, professores que implementaram o programa até duas vezes por semana demonstraram maior fidelidade de implementação do que os professores que implementaram o programa três vezes ou mais (p = 0,037). Dentre os resultados qualitativos alguns relatos indicaram potenciais ameaças a componentes essenciais da fidelidade do programa, como atividades de reconhecimento e gestão coletiva. Quanto ao sistema de apoio ao professor, se observaram elogios, mas também se evidenciou a necessidade de aprimoramentos. Apesar de restrições à generalização, os resultados encontrados podem oferecer indicadores para o aprimoramento do processo de implementação frente às demandas de adaptação que viabilizam a sustentabilidade do Programa Elos como uma potencial política pública na interface entre a saúde e a educação
Ano:
DOI:
Substâncias:
Universidade:
Autores:
Garcia D.
Tipos de Documentos:
Dissertação
Palavras Chaves:
Avaliação de Processo, Fidelidade, Programa Baseado na Escola, Programa Elos
Idiomas:
Português
País:
Brasil
Fonte:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Base de Dados:
Desenho do Estudo:
Ciclo de Vida:
Programas:
Elos